Memorial do Futebol G.G.

Inaugurado em 1966 o Estádio do Mineirão teve sua maior reforma entre 2010 e 2012. Esta obra o colocaria no patamar dos melhores do mundo. A Copa do Mundo no Brasil estava por vir.

No dia 12/12/2012 o estádio foi entregue completamente repaginado.

Como amante daquele espaço, fiquei atento às mudanças que ocorriam. De tempos em tempos, visitava as áreas externas a fim de ver o que acontecia.

Certo dia pedi para ver o trabalho mais de perto. Com alguma insistência fui autorizado a passear pelo que “restava” do antigo estádio. Ele estava completamente desfigurado, sem o campo, sem a geral, a arquibancada inferior e com diversas outras alterações.

Nesta caminhada por entre os ruídos das maquinas e os montes de entulho, pedir para recolher alguns objetos que estavam sendo descartados. Existiam pilhas e pilhas de descarte. Pedaços de arquibancadas, placas de sinalização, cadeiras, luminárias.

Depois de alguns anos, estes objetos ganham um novo uso. Agora estão na sala de alongamento da Gol a Gol que ganha um outro nome – M.F. GG.  Memorial do Futebol Gol a Gol.

A ideia é utiliza-lo com espaço para alongamento e também como espaço para difundir expressões artísticas que bebem na fonte do futebol como o cinema, as artes visuais, a música e outros mais.

Fica o convite para interagir com o espaço e propor novos usos.

Chico Rezende
Coordenador da Gol a Gol

 

Fotos (clique nas imagens para ampliá-las)